terça-feira, 30 de março de 2010

Semana da Leitura no Castro


A Semana da Leitura no nosso Agrupamento começou de uma forma animada e musical com o Baile da Biblioteca.

Na BE, decorreram ao longo do dia apresentações dos vários anos e turmas, em português, espanhol, francês e inglês.
Ao longo da semana, nas EB1´s e na EB2,3, as actividades de leitura continuaram, estendendo-se pelas salas de aula, com a presença de convidados que apresentaram leituras aos alunos e professores.
Nas BE´s intensificaram-se as apresentações de trabalhos: leituras, declamações, dramatizações, apresentações de livros,…

A meio da semana, foi tempo de os alunos visitarem outras escolas: os mais pequenos vieram à BE para verem e ouvirem a animação do conto “O Feitiço da Birra” de Laura Rodrigues; os alunos da Hora do Conto, visitaram a EB1 de Cerro 2 para dramatizarem “Olá, eu sou o livro” de Rui Grácio e os alunos do 1.º ano de Giesta1 deslocaram-se à BE desta escola para assistirem a esta apresentação assim como estar em contacto com os livros desta biblioteca.
Durante a tarde, realizou-se o Campeonato de Leitura com os alunos do 4.º, 5.º e 6.º anos. A escolha dos vencedores foi muito difícil pois o nível das leituras dos alunos era muito bom, daí a existência de empates.

Parabéns a todos os participantes!

Paralelamente, esteve aberta a toda a comunidade escolar a Feira do Livro, espaço este que foi muito procurado e visitado pelos nossos alunos para se informarem das últimas novidades literárias.

Na quinta-feira, a escola preparou-se para “Ler ao anoitecer”.

Os Encarregados de Educação, entre outros, quiseram participar deste momento assistindo às apresentações que os alunos e professores prepararam.

Desde o 2.º ano da EB1 de Cerro 2, com “A princesa da chuva” de Luísa Ducla Soares, passando pelo grupo da Hora do Conto da BE, com “Olá, eu sou o livro” de Rui Grácio, até ao grupo de alunos do 9.º C, que vestiram a pele de alguns dos nossos mais apreciados poetas portugueses, declamando, com acompanhamento musical, poemas selecionados por eles próprios.

Para encerrar a Semana da Leitura, estivemos ligados em vídeo conferência com o JI de Giesta e as turmas do 5.º ano.

Também todos os alunos do 1.º Ciclo estiveram em festa com as apresentações dos trabalhos realizados no âmbito do Projecto Concelhio da Dinamização da Leitura.

Poderão visionar algumas destas actividades no site do nosso Agrupamento, na Castro TV.

Sem comentários:

Enviar um comentário