quarta-feira, 18 de março de 2015

Semana da Leitura no
Agrupamento de Escolas de Coronado e Castro


E foi assim a Semana da leitura, este ano celebrando “Palavras do Mundo”. Neste sentido durante a semana de 2 a 6 de março, as Bibliotecas Escolares comemoraram esta data com inúmeras atividades ligadas à escrita, à leitura e à interpretação, envolvendo alunos, professores e restante comunidade educativa.

Cá estão algumas fotos que testemunham as atividades que decorreram durante a Semana da leitura nas escolas do nosso Agrupamento.



No dia 2 de março iniciamos a nossa Semana da leitura com  a jovem escritora de 16 anos, Raquel Fonseca que veio apresentar o seu primeiro  livro “O segredo do terraço” aos alunos do 3º ciclo da Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro e da Escola Básica do Castro (7ºA/ 8ºB/9ºB). Nesta sessão a escritora partilhou como deu início ao seu processo de escrita e explicou as várias fases que envolvem a publicação de um livro. Os alunos colocaram bastantes questões e os que ainda não tinham lido o livro ficaram bastante curiosos de saber qual é afinal o segredo do terraço… nada como ler e descobrir!

No dia 5 de março recebemos a escritora Mariana Morais Pinheiro de 29 anos, que veio apresentar o seu primeiro livro “ O Falcão de Bonaparte” aos alunos do 3º ciclo da Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro e da Escola Básica do Castro (7ºD/ 9ºC). Nesta sessão a escritora levou-nos numa viagem ao passado, ao tempo das invasões que o nosso país sofreu às mãos do exército francês de Napoleão Bonaparte. O “Falcão de Bonaparte” foca-se na segunda invasão que devastou o norte do país e marcou profundamente a nossa história mas conta também a história de um amor improvável entre uma enfermeira portuguesa e um Tenente francês. Os alunos colocaram bastantes questões e os que ainda não tinham lido o livro ficaram curiosos!



No passado dia 25 de fevereiro já em jeito de preparação para a  Semana da leitura, recebemos na EB do Castro Alfredo Leite do Mundo Brilhante que veio fazer quatro sessões de motivação para a leitura. A sessão dedicada ao 5º ano centrou-se na obra “A Fada Oriana” de Sophia de Mello Breyner, a do 6º na obra “Rosa, minha irmã Rosa” de Alice Vieira, a do 7ºano na obra “História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar” de Luis Sepúlveda e finalmente a do 8º ano que se centrou na obra “Os Lusíadas para Gente Nova” de Vasco Graça Moura. O balanço desta atividade foi muito positivo uma vez que os alunos aderiram e demonstraram interesse, participando durante a sessão e estando muito atentos ao orador que fez um apelo à necessidade de ler, apontando as grandes vantagens para quem o faz e estabelecendo uma ponte entre as obras apresentadas e a vida quotidiana levando assim os alunos a compreender como os livros podem servir de orientação no quotidiano e perante as escolhas que a vida nos propõe a cada instante.



Sem comentários:

Enviar um comentário