quarta-feira, 3 de abril de 2019

Ana Oliveira expõe “O Inferno de Dante” na CCT de 6 a 27 de abril

No próximo sábado, pelas 17h00, a Casa da Cultura recebe a inauguração da exposição “Inferno de Dante” de Ana Oliveira, para celebrar o mês de abril, em que se comemora o Dia Internacional do Livro Infantil e o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.
Esta mostra que reúne a interpretação que a ilustradora Ana Oliveira faz da obra de Dante Alighieri, está patente na CCT de 6 a 27 de abril, de segunda a sábado, das 10h00 às 18h00.
Nesta exposição, estão patentes ilustrações que representam personagens em cenários ante e post mortem, que Dante foi encontrando em cada um dos níveis do Inferno.
São lugares concretos que Dante descreve com extremo detalhe visual e sensorial na sua viagem ao Inferno, relatando a agonia de homens e mulheres, post mortem, no nível a que foram confinados, lamentando a sua sentença eterna no inferno.
Inferno que é geograficamente composto por “nove patamares circulares que afunilam em direção ao centro da terra, numa hierarquia de castigos, que vai desde os mais leves aos mais pesados”.
Afastando-se de representações criadas por vários artistas ao longo dos séculos, como por exemplo Sandro Botticelli, William Blake ou Gustave Doré, que ilustraram o sofrimento (a consequência), Ana Oliveira, a partir de uma perspetiva atual, propõe-se ilustrar os pecados ao nível da “causa”, bem como “colocar em causa” esses mesmos pecados, numa análise do círculo “causa-efeito”.
Esta iniciativa insere-se no programa de dinamização anual da Casa da Cultura que continua assim a criar e a fidelizar públicos.



Sem comentários:

Enviar um comentário